Coisas de Tais

Este espaco esta sendo cultivado com filosofias da minha caixolinha. O conteudo aqui apresentado revela o meu aprendizado apos ler e ouvir muita gente interessante. Sinta-se livre para opinar e acrescentar. Bem vindos e felizes sejam.

Wednesday 14 July 2010

A dificil tarefa de educar

Eu penso sobre criacao de filhos ha pelo menos 20 anos. Eu sempre tive consciencia de que nao se tratava de brincar de casinha, era assunto de muita responsabilidade e determinaria o presente e o futuro dos meus filhos.
Acima de tudo, era imprescindivel que meus filhos se sentissem amados, seguros e aceitos. E inumeras vezes me dei conta que estava pensando em como eu agiria em determinadas situacoes, quase como num ensaio mental para o meu papel de mae. Posso dizer que esse treino me ajudou, mas claro que nao me preparou pra dificil tarefa de educar. Tarefa sublime, divina, incomensuravel (eu adoro uma palavrinha antiga, pouco usada)e ardua. Maes deveriam receber salario e bem alto, pois ser mae envolve criatividade, administracao, pedagogia, enfermagem, culinaria, so pra mencionar um pouco. Com os filhos que me escolheram eu nao consigo pensar em como seria ter que ainda trabalhar em tempo integral, somente entregando parte da criacao deles a outras pessoas, sejam da familia ou de uma creche. Mas, se ja nao tivesse entendido com meu filho, definitivamente com minha filha eu chegaria a conclusao de que mae e' insubstituivel. Eu nao falo apenas de amor e atencao, eu falo da conexao surgida desde que o espermatozoide encontra o ovulo e formam um ser com toda sua informacao genetica, com todo seu potencial e absolutamente puro. Esse ovo se implanta no nosso utero e entao nos comecamos a alimenta-lo e trocar muito mais do que nutrientes e emocoes, trocamos a nossa energia essencial, aquilo que nos torna unicos. Acredito que se vivessemos num mundo onde todos fossem bons e nao precisassemos mais do que o suficiente pra vivermos, essa conexao nao se perderia nunca. Nao sei se estou conseguindo me fazer entender, as palavras tambem tem o seu limite, bem que eu gostaria muitas vezes de simplesmente passar os meus pensamentos como um raio de luz que traz em si todas as cores sem que as vejamos separadamente. Nossa, agora confundi voces mesmo. Quem precisar de mais explicacao e' so' pedir e eu tento novamente.
Enfim, voltando a conexao ... Educar uma crianca no mundo significa inumeras vezes ter que limitar um ser humano aos padroes de etica, moral e bom comportamento ja ditados pela sociedade em que vivemos. E isso eu realizo nao sem dor, mas com muitas duvidas de porque eu tenho que limitar o meu filho quando a natureza dele e' tao livre, tao extravagante? A resposta e' bem simples: quero que ele seja aceito. Mas, tambem nao quero quebrar seu espirito e preciso entender os limites como mae de quando dizer nao e quando dizer continua. Algumas vezes e' bastante obvio, mas outras muito tenue. Meu desafio como mae e' apenas remover as aparas, cortar os excessos e dar o melhor exemplo possivel de honestidade, solidariedade, afeto, alegria e perseveranca.
Quando conclui ha muito tempo que eu poderia como mae mudar o potencial de um filho por tentar molda-lo nos padroes esperados eu quase nao quis filhos. Quase, pois nao me sentiria completa sem os ter. E essa dificil tarefa de educar faz eu me questionar todos os dias como posso ensina-los sem machucar fisica ou verbalmente, sem impor somente a minha vontade, sem manipular, sem sugestionar. Por outro lado, conheco bem a necessidade de determinar os limites para que eles tenham a seguranca que precisam. Tenho lido muito sobre desenvolvimento e educacao infantil, atividades que proporcionem um melhor crescimento fisico, emocional e espiritual. Todo esse conhecimento vem sendo processado e compactado com minhas crencas e valores pra gerar o meu melhor como mae e educadora.
O que desejo pros meus filhos hoje nao difere muito do que eu pensava no passado: desejo que brinquem muito, que nao percam tao cedo a inocencia, que explorem o mundo com seus olhos astutos e curiosos, que cheguem as suas proprias conclusoes, que crescam com saude e desenvolvam prazer por leitura, arte e esporte, que se sintam seguros fisica e emocionalmente, que sintam-se aceitos pela familia e saibam que sempre terao o nosso apoio. Que descubram algo que gostem de fazer por profissao e lhes possibilite viajar pelo mundo. Se posso ir ainda mais longe: que sempre voltem pros meus bracos pra que eu sinta que a nossa conexao e' perene e nao se pode quebrar.
A dificil tarefa de educar com certeza tera continuacoes, mas por hoje e' so' (so'?)

4 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. samuel.wilson said...
    Minha cara amiga, entao nao vais "terceirizar" sua funcao de mae para "uma tia de uma creche, baba' ou baba' eletronica". Fazes muito bem, mas cuidado com o que les, para nao pegar muitas destas ideias meio liberais e "hippies" de que educar e' coibir a liberdade ou criatividade da crianca.
    Tente ver educar como lapidar um diamante. E' so' depois de lapidado e polido que vai alcancar todo o seu potencial. E deixar uma crianca solta, para seguir o seu proprio instinto e vontades, e' praticamente um crime, porque muitos destes nunca alcancao o seu potencial e acabam nas sargetas e presidios da sociedade.
    As vezes pais enfrentando as dificuldades e dilemas em criar e educar filhos, se lamentam que eles nao vem com um "manual de instrucoes do fabricante". Mas existe tal manual; infelizmente geralmente as pessoas nao leem os manuais e nao entendem por que surgem os problemas.
    O "manual" a que me refiro e' a Biblia, e aqui estao dois versiculos que tratam do assunto:
    "A estulticia (tolice/ insensatez)esta ligada ao coracao do menino, mas a vara da correcao a afugentara dele." Proverbios 22:15
    "Ensina a crianca no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, nao se desviara' dele." Proverbios 22:6
    Tudo de bom e que Deus te abencoe e ajude nesta tarefa tao nobre.

    ReplyDelete
  3. Samuel, entendo bem a que te referes e nao tenho ideia de criar meus filhos totalmente a vontade, eles precisam de limites e como disse nao posso deixa-los de fora do mundo. Quando me refiro a dificuldade em saber no que permitir e no que limitar e' porque em geral as pessoas sao limitadas a um padrao de comportamento e nao sabem como exceder de forma positiva esses padroes. Sobre a Biblia, a sabedoria das suas palavras sao a inspiracao que precisamos, mas te digo que o como fazer nao e' tao simples. Somos humanos e sujeitos a estarmos cansados e com menos paciencia e esse pequeno detalhe faz a diferenca em como lidar com determinadas situacoes. Eu sou muito calma, mas muitas vezes agi e depois analisei que nao deveria ter sido daquela forma. Felizmente sou capaz de me analisar e procuro melhorar, mas tem pais que nao pensam do mesmo jeito. Enfim, este proverbio 22:6 e' o que sempre tenho em mente todos os dias e em todo momento. Valeu pelo comentario.

    ReplyDelete
  4. Oi amore.. olha, sem tentar usar "palavras bonitas" é dificil pra caramba educar.. hahahaha... até porque se hj eu penso em como agir com meu filho de 4 anos quando ele tiver 5, até lah tudo jah mudou tanto que eu vou ter que pensar tudo de novo.. ehehehe.. mas nao mudar modo de pensar nao, mas de agir... essa é a parte dificil.. as crianças de hoje nao sao como nos e nos temos que correr atras senao a gente fica pra tras e lah "atras" acaba perdendo eles... melhor é um dia apos o outro muita sabedoria e misericordia de Deus... pq nao é simples nao!
    E que Deus nos ajude!!! beijao amore

    ReplyDelete