Coisas de Tais

Este espaco esta sendo cultivado com filosofias da minha caixolinha. O conteudo aqui apresentado revela o meu aprendizado apos ler e ouvir muita gente interessante. Sinta-se livre para opinar e acrescentar. Bem vindos e felizes sejam.

Sunday 11 July 2010

Ode a amizade

Muito ja foi dito a respeito da amizade e eu nao tenho a pretensao de ser original. Mencionando uma frase que minha irma uma vez me disse e sempre me fez pensar: "Tais, tu te surpreendes quando alguem gosta de ti." Por muito tempo pensei que fosse por pouca auto-estima, mas outro dia percebi que a razao e' outra. A amizade e' o amor escolhido e eu realmente sempre me surpreendo. Quisera eu sempre me surpreender, pois e' como receber um presente ouvir um "eu te adoro", um abraco apertado de saudade, uma gargalhada compartilhada, um presentinho fora de epoca, uma ligacao quando mais se precisa, um lanchinho saudavel pra viagem, um apoio incondicional. Tudo isso me surpreende e nao porque tenho poucos, mas por perceber que o tempo foi peneirando as amizades antigas e me trouxe novos amigos que enchem minha vida com o conforto do carinho retribuido.
Um amor escolhido e' quando tu conheces uma pessoa e por inumeras razoes tu decides que aquela pessoa tem que ficar na tua vida e, mais incrivel ainda, e' quando se tem a sensacao de que se conhece o amigo ha muito mais tempo do que o tempo real. Espiritualmente poderiamos encontrar diversas explicacoes e nenhuma divergeria da sintonia de almas que algumas pessoas apresentam entre si.
Quando eu estudava na Faculdade de Veterinaria eu sentia uma forte necessidade de expressar o amor e carinho que nutria por colegas e professores, entao escrevia poesias. Hoje nao sei se conseguiria escrever o que naquela epoca era facil e anos mais tarde relendo as poesias eu conseguia me conectar com aquele sentimento bom que era gostar de alguem. Hoje penso em que linda demonstracao eu dei, pois as palavras que vem de um sentimento puro e sincero sao unicas e aquelas pessoas tiveram esse presente organico, sem copia, sem censura.
Viver fora do meu pais me proporcionou desenvolver ainda mais a minha tolerancia com o diferente de mim. Aprendi que nao importa a cultura, o idioma ou a idade, quando alguem te sorri e esta disposto a te ajudar, ali se encontra um amigo. E nessa hora muitas vezes eu esqueco que nao viemos da mesma cidade, mas que fazemos parte de um todo universal, de um inconsciente coletivo que busca se relacionar e se sentir amado e querido. Homens e mulheres anseiam por aceitacao e afeto, por isso amizade e' uma instituicao tao necessaria quanto a familia. Ha quem nunca encontre o amor de sua vida, mas com certeza tera um amigo por perto pra ouvir-lhe as lamentacoes e esperanca.
Existem diferentes expectativas em relacao a amizade e eu aprendi que cada amigo tem uma capacidade unica de contribuir para aquela amizade e com o tempo e tolerancia (novamente)entendemos que cada um da sua forma esta nos dando o melhor que pode naquele momento. Quando assim entendemos fica menos doloroso liberar perdao ou ainda menos frequentes as decepcoes.
Eu nao quero ter razao, so quero ser feliz. Verdade absoluta nao existe e quanto mais cedo aprendermos a aceitar o outro sem querer muda-lo e decidirmos enxergar as pessoas pelos seus melhores angulos, tanto mais cedo menos rivalidade e magoa habitara no nosso meio. Por efeito borboleta, um mundo melhor teremos. Sei que sou uma idealista, utopica as vezes, mas alguem tem que acreditar. Eu acredito e sei que nao estou sozinha.

6 comments:

  1. Amiga querida, sorte de quem te tem como amiga :)

    Conhece essa musica? A versao cantada pelo Elvis eh minha preferida! Gosto muito dessa musica desde crianca (minha mae ouvia no disco do Simon & Garfunkel) e a ouvi mto quando estava gravida do Pedro tambem. Com carinho, a amizade! xxx

    Bridge Over Troubled Water

    When you're weary
    Feeling small
    When tears are in your eyes
    I will dry them all

    I'm on your side
    When times get rough
    And friends just can't be found
    Like a bridge over troubled water
    I will lay me down
    Like a bridge over troubled water
    I will lay me down

    When you're down and out
    When you're on the street
    When evening falls so hard
    I will comfort you

    I'll take your part
    When darkness comes
    And pain is all around
    Like a bridge over troubled water
    I will lay me down
    Like a bridge over troubled water
    I will lay me down

    Sail on Silver Girl,
    Sail on by
    Your time has come to shine
    All your dreams are on their way

    See how they shine
    If you need a friend
    I'm sailing right behind
    Like a bridge over troubled water
    I will ease your mind
    Like a bridge over troubled water
    I will ease your mind

    ReplyDelete
  2. Sozinha? jamais!! hehe... beijao enorme amiga!! to sempre por aqui... qlqr hora, qlqr momento bjao

    ReplyDelete
  3. Minha doce e linda Tais...jamais conheci alguem tao sensivel e tao linda por dentro como por fora. Seus gestos sao nobres, sua luz eh propria...jamais deixem que a apaguem!
    Sua beleza interior me emociona, muito!
    Quando a vi...aqui em Londres, dentro de mim algo me dizia que era um reencontro de almas...nao eh de hoje o grande sentimento de amizade que meu coracao tem por ti...seu blog comecou perfeito, nao deixe de continuar a alimenta-lo.
    Se eu pudesse, sempre encheria a sua vida de alegria, pois voce merece...dentro da minha impotencia, ofereco-lhe a minha mais sincera amizade...te gosto como uma filha...intensamente, incondicionalmente

    ReplyDelete
  4. Tais, muito obrigada por estas palavras que de muitas formas ao ler foram me tocando e fui lembrando de cada amigo.....e entao , senti uma paz inocente, uma paz terna e agradeci a Deus por voce...voce e muito maravilhosa e muito obrigada por estas palavras.....ja estou seguindo seu blog....

    ReplyDelete
  5. Queridas amigas, obrigada pelos comentarios, voces puseram um sorriso no meu rosto por cada palavra de carinho.

    ReplyDelete
  6. Tais, minha amiga, irma, confidente... uma linda mulher que eu admiro tanto e me orgulho de ter sempre pertinho de mim.
    E a propria vida eh quem nao se cansa de nos colocar sempre juntinhas. Obrigada amiga por ser essa pessoa tao amada e que faz jus ao significado da palavra AMIGA!
    lOVE U!

    ReplyDelete