Coisas de Tais

Este espaco esta sendo cultivado com filosofias da minha caixolinha. O conteudo aqui apresentado revela o meu aprendizado apos ler e ouvir muita gente interessante. Sinta-se livre para opinar e acrescentar. Bem vindos e felizes sejam.

Friday 13 August 2010

Em busca dos meus talentos

Desde quando consigo lembrar de mim desejava ser veterinaria, medica de bichos. E esse foi um talento, arrecadava os caes de rua pra nao serem levados pela "carrocinha", nomeava os vira-latas da rua e me sentia no paraiso visitando um canil. Realizei o sonho de ser medica veterinaria ha exatos 13 anos, quando naquele 14 de agosto de 1997 prestei meu juramento.
Amei minha vida como veterinaria, curti a criacao e crescimento da minha clinica e concretizei meu projeto, mesmo que modestamente, de ser o referencial pros meus clientes, de fazer todos se sentirem parte de uma grande familia.
Ainda antes mostrei meu talento pras artes dramaticas e fui atriz. Eu tinha talento pro teatro, me sentia plena representando. E fui uma boa atriz, eu diria, mas num periodo em que era muito imatura. Vivi meu sonho e parei pra me dedicar a veterinaria. Mas, ate' hoje choro de emocao quando vou a um espetaculo, sinto saudade daquela energia, do aplauso, de sair de mim e emprestar meu corpo pra uma historia a ser contada.
Na sequencia da minha vida vim pra Inglaterra e muitas barreiras puseram meus talentos pra longe de mim, ou assim pensava eu. Sem poder exercer minha profissao, fui levada a me contentar a ser cabeleireira de cachorro e fiz bem feito. Pelo menos estava ali entre pelos e latidos. Conheci muitas pessoas, aprimorei meu ingles, mas perdi a nocao de identidade que tinha como medica veterinaria, ou assim pensava eu.
Pouco tempo depois, me tornei mae de um menino incrivel. Ai sim descobri o melhor dos meus talentos, pois nessa profissao eu tenho certeza que nao importa o lugar onde eu esteja ou quantas atividades eu va' estar me dedicando, eu vou ser sempre a mae dele. A responsabilidade com a sua vida curou muita coisa dentro de mim e me fez enxergar a vida por novas perspectivas.
Mas, nao satisfeita em ter perdido a veterinaria, resolvi entrar pra outra faculdade: Biomedicina. Foi entao que percebi que posso adquirir outro titulo e finalmente ter um curso reconhecido mundialmente, mas nao e' exatamente o meu talento pra toda minha vida. Muitos questionamentos depois, eu sei que quero contribuir pra um mundo melhor e o que me traz satisfacao e prazer e' ajudar as pessoas a se curarem de feridas emocionais e viverem mais plenamente o proposito que trouxeram pra suas vidas.
E assim decidi que nao importa o quanto demore, um dia estarei trabalhando com isso e disponibilizando minha capacidade de amar, ouvir e entender pra auxiliar criancas (e adultos, talvez) a serem felizes consigo mesmas, pois acredito que pessoas felizes querem ver os outros felizes tambem e assim num inconsciente coletivo o mundo teria menos violencia fisica e verbal. Somos seres divinos e no meu mundo ideal o desrespeito simplesmente nao existe. Se e' tudo um sonho eu nao sei, mas nao quero acordar e perder a esperanca, nao quero aceitar a crueldade e como as pessoas se abandonam quando se tornam adultos nao-pensantes, apenas assimilam os valores imorais do materialismo e vaidade, esquecendo-se do essencial, de apenas ser.
Durante essa minha busca ganhei a dadiva de ser mae de uma menina suave e que me inspira ainda mais pra seguir na minha jornada de descobertas. Percebo a cada dia que a gratidao e o amor sao sentimentos que nos remetem a nossa natureza perfeita e nesse caminho inverso me exercito pra ser uma pessoa melhor a cada dia. Aceito a maturidade como um presente e balsamo pras minhas dores, esperando que eu tenha vida longa pra desfrutar do meu aprendizado.
Enfim, nao tenho muitos talentos, mas cuido dos que tenho. Assim como cuido dos meus tesouros, das minhas pedras preciosas que sao meus filhos, a quem devo a alegria do meu dia e o impulso dos meus sonhos.

3 comments:

  1. Tatá, amiga queridíssima! Seu maior talento é essa capacidade de amar incrível que você demonstra de tantas maneiras. Amiga verdadeira, despretensiosa e doce! Só agora ví seu blog, menina!! E estou concordando com a Cidinha aqui, alienada???? Onde, amiga? Olha o que a Wikipedia tem a dizer sobre o significado de alienada:

    "A palavra alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. A partir desses significados traçam algumas diretrizes para melhor analisar o que é a alienação, e assim buscar alguns motivos por quais as pessoas se alienam. Ainda assim, os processos alienantes da vida humana foram tratados de maneira atemporal, defraudada, abstraído de processos sócio-econômicos concreto.

    A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação.

    Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios.

    A sobrevivência do homem implica uma transformação da natureza e do outro à sua imagem e semelhança, o que impõe uma transformação de si mesmo à imagem e semelhança do mundo e do outro. Viver para o homem é objetivar-se, ser fora de si."

    Não te vejo aí não!!!
    Beijos e parabéns por você ser quem você é, sem tirar nem pôr, e parabéns para todos nós, seus amigos, por terem tido a graça de te ter em nossas vidas!

    ReplyDelete
  2. "O que tu quer ser quando crescer? Veterinaria! ... A gente e' gente grande agora!" Se eu nao me engano, foi assim que voce comecou seu discurso na formatura, sera que ja fazem 13 anos? Como o tempo voa nao e'?
    Gostei de ler o seu texto; estou te conhecendo melhor atravez do seu blog, ou, talvez, estou conhecendo a pessoa que voce e' hoje, mais madura do que aquela que conheci na faculdade. Tenho saudades daquela epoca, mas me identifico com muito do que voce tem escrito, sobre amadurecer, e como e' gratificante ajudar as pessoas.
    Passo meus dias ajudando estrangeiros que estao aqui sem saber muito ingles, e quando algo fora da rotina acontece, ficam perdidos nao sabendo o que fazer, e as vezes nao sendo respeitados ou bem tratados. Mas outra coisa que eu faco, quando surge uma oportunidade, eu falo para as pessoas do amor de Deus e da paz e felicidade que Ele oferece a todos que confiarem no seu filho, como a unica maneira para ir para o ceu.
    Mudando de assunto um pouco: o que me introduziu ao mundo da veterinaria foram os livros de James Herriot, que alguem tinha mandado para os meus irmaos. Foram muito populares na decada de 70 e depois inspiraram um seriado nos anos 80, e sao parte do motivo da veterinaria ser tao popular aqui no Reino Unido.
    Relatam uma era pos segunda guerra mundial, com o desenvolvimento da profissao, o descobrimento de antibioticos e o aumento da parte de pequenos animais, enquanto por tradicao, a veterinaria era uma profissao mais rural. Sao bastante interessantes e relatam muitas situacoes engracadas.
    Vale a pena dar uma lida em alguns. Eu imagino que podem ser encontrados numa biblioteca local.
    Tudo de bom e ate a proxima, se Deus quiser.

    ReplyDelete
  3. Oi Thais, cheguei ao seu blog por acaso, sou amiga da Simone que esta no seu orkut e navegando na net, entre um orkut e outro, cliquei no link do seu blog e fiquei encantada com tudo o que voce escreveu, e tambem pela maneira como voce escreve, que a faz transparecer uma pessoa muito doce e realizada. Concordo com voce quando diz que o seu talento principal eh ser mae, eu tambem sou mae de uma linda menina que faz o meu mundo doce e feliz! Desde que vim pra Inglaterra( moro no norte, em North East Lincolnshire) abdiquei da profissao que aprendi na faculdade pra ser mae, e confesso que esse eh um talento que nunca imaginei ter e tambem nunca imaginei que fosse tao compensador, maravilhoso. Desejo tudo de bom pra voce e seus filhotes, parabens pelo bloguinho, Andressa (www.emilymyprincess.blogspot.com)

    ReplyDelete